15 de março de 2009

Fisioterapia: aposte na qualidade de vida


Fisioterapia devolve qualidade de vida à pacientes com câncer

Há alguns anos, a grande preocupação da equipe médica em relação ao câncer era a sobrevivência dos pacientes. Atualmente, o foco do tratamento mudou, ou seja, a preocupação passou a ser também a qualidade de vida que ele vai ter durante e após o tratamento oncológico. A fisioterapia oncológica é um dos procedimentos que estão sendo adotados nesse sentido, tanto antes, quanto após uma cirurgia de câncer, como também durante todo o tratamento. Esse recurso pode ser utilizado em todos os casos, como nos de câncer de mama, tumores de cabeça e pescoço, além dos relacionados ao sistema músculo-esquelético (ossos e músculos). No caso do câncer de mama, o grande problema é o esvaziamento ganglionar, ou seja, a retirada dos gânglios linfáticos existentes na axila. Isso pode causar edema e dificuldade na movimentação do braço da mama operada. O tratamento auxilia na recuperação e na prevenção dos distúrbios linfáticos.
Proporcionar qualidade de vida a pacientes com câncer antes, durante e depois do tratamento é uma das maiores preocupações dos fisioterapeutas que atuam na área oncológica. Segundo a Dra. Luciene de Souza Oliveira, especialista em fisioterapia em oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), a fisioterapia oncológica é indicada tanto para quem foi diagnosticado com a doença, mas não foi submetido a procedimentos cirúrgicos, como para quem foi submetido à cirurgia e apresenta limitações funcionais, se queixa de dores ou imobilização em alguma região do corpo, ou edema em membros superiores ou inferiores (linfedema). O acompanhamento do fisioterapeuta também é indicado para pacientes com características como tabagismo, obesidade e sedentarismo. Um paciente que fuma muito, por exemplo, tem a capacidade pulmonar comprometida. “Caso ele venha a ser submetido à anestesia geral, seus pulmões têm que estar em ordem, podendo o médico encaminhá-lo a um fisioterapeuta, de preferência um mês antes”, comenta Dra. Luciene. A fisioterapia oncológica é bastante eficaz, tanto nos casos graves de câncer como preventivamente. “Muitas pessoas passam por cirurgias, por sessões de radioterapia e de quimioterapia, o que pode provocar dores e deixar queimaduras, cicatrizes, falta de movimento em algum membro, dificuldade de locomoção, distúrbios pulmonares e neurológicos etc.”, ressalta Dra. Luciene. Não há limite mínimo ou máximo de idade para realizar a fisioterapia oncológica. Sabemos que hoje o índice de câncer em pessoas jovens é grande, mas felizmente, a prevenção e o avanço tecnológico na medicina tornam o diagnóstico mais precoce. Para que tenha resultados positivos, a especialista recomenda que o fisioterapeuta inicie o tratamento o mais rapidamente possível, assim que o médico der o aval. O acompanhamento imediato contribui para a melhora do quadro.
Fisioterapia oncológica é uma especialidade da fisioterapia. Nesse caso, o foco para o tratamento do paciente com câncer deixa de ser somente a cura e controle da doença. O fisioterapeuta participa ativamente da manutenção da qualidade de vida do doente, tanto no pré, durante, como no pós-operatório, ou nos tratamentos de quimioterapia e radioterapia. No Brasil, as estimativas para o ano de 2008, válidas também para o ano de 2009, apontam que ocorrerão 466.730 casos novos de câncer. Diante de tal cenário, fica clara a necessidade de continuidade em investimento no desenvolvimento de ações abrangentes para o controle do câncer, nos diferentes níveis de atuação como: na promoção da saúde, na detecção precoce, na assistência aos pacientes, na vigilância, na formação de recursos humanos, na comunicação e mobilização social.
A fisioterapia tem uma atuação fundamental dentro da oncologia. A preocupação dela não é focal, mas sistêmica. Ou seja, não se preocupa apenas com o local afetado pelo câncer, mas com a repercussão do problema em todo o organismo da pessoa, além da sua auto-estima e qualidade de vida. A principal meta da fisioterapia oncológica é mostrar ao paciente a necessidade de retomar as atividades diárias e oferecer a ele condições para isso.


Locais mais comununs

• Cabeça e pescoço (cânceres de garganta, boca e língua)

• Parte abdominal alta (fígado, pâncreas, intestino, estômago)

• Tórax (mama, pulmões, esôfago)

• Cérebro




Principais atuações da fisioterapia

• Redução ou desaparecimento da dor


• Recuperação da capacidade cardiorrespiratória

• Exercícios para ganho de amplitude de movimento, melhorando o movimento do membro afetado


• Exercícios para fortalecimento ou recuperação muscular


• Melhorar os sintomas da fadiga oncológica (cansaço constante e alterações do sono)


• Redução de aderências, queimaduras e endurecimento da pele


• Melhora na qualidade das cicatrizes


• Drenagem linfática manual para diminuição de edemas (linfedema)


• Eletroterapia (para dor e fortalecimento muscular, em casos indicados)










7 comentários:

  1. Lu,estou muito feliz por você fazer este trabalho tão maravilhoso para estes pacientes, devolvendo a esperança certamente perdida. Parabéns.
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Olá, parabéns pelo blog. é bom saber que não estamos sozinhos rsrsrsrs
    dá uma conferida:
    www.fisioterapiamazonas.blogspot.com
    www.oncologiamanaus.blogspot.com
    forte abraço
    Daniel Xavier

    ResponderExcluir
  3. Dr. Lu,
    Tenho um irmão que fez cirurgia de tumor no cérebro e está fazendo fisioterapia pós-operatória para recuperar os movimentos dos membros inferior e superior direito além da fala. Com os seus ensinamentos e orientações retro, que estão sendo aplicados, espero que ele tenha pleno restabelecimento e possa recuperar-se desses problemas.
    abraços,
    Bel. Raimundo Araújo -OAB-BA n. 354-B

    ResponderExcluir
  4. Ola, Dr. Lu. Sou formanda de fisioterapia e me identifiquei muito com a sua área de atuação. Estou em período de escolha de tema de TCC, aquela loucura que vc sabe bem, o tema que estou finalizando e o seguinte (OS POSSIVEIS EFEITOS DO TRATAMENTO FISIOTERAPICO EM PACIENTES ONCOLOGICOS). Como vc sabe os referenciais teóricos nesta área ainda são poucos se vc puder me auxiliar com indicações de referencias, seria ótimo.
    Desde já agradeço sua colaboração.

    andrea-cristiana@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. O meu irmão está com osteossarcoma no fêmur e criou um blog contando esta experiência, passo a passo do seu tratamento, agora entrou na fase de fisioterapia também..
    www.diariodeumosteossarcoma.blogspot.com/
    Vou indicar teu blog para ele, achei muito legal.

    ResponderExcluir
  6. Ola Luciene, meu nome é Daniele sou aluna de Fisioterapia da universidade paulista em alphaville-sp, estava em duvida sobre qual pós iria fazer, mais depois de ver seu bolg não tenho mais duvidas vou me especializar em fisioterapia oncológica, eu acho maravilhoso este trabalho.... até mais..... qq coisa meu e-mail é danidaniker@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. OI ,EU SOU LUCIANA FISIOTERAPEUTA ESPECIALIZADA EM FISIOTERAPIA ONCOLÓGI E PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO LINFEDEMA.ME ESPECIALIZEI EM SÃO PAULO COM AS FISIOTERAPEUTA DO HOSPITAL DO CANCÊR .TRABALHO EM BRASILIA HÁ 12 ANOS NESTA ÁREA E GOSTARIA DE TROCAR IDEIAS COM VOCÊ E MUITAS VEZES PRECISO INDICAR PARA PACIENTES QUE VÃO PARA OUTRA CIDADE ALGUEM QUE DE CONTINUAÇÃO NO TRABALHO ,MAS SÓ INDICO FISIOTERAPEUTA ESPECIALIZADA .MEUS CONTATOS 61-33458997 lu.mm72@yahoo.com.br http//fisioterapiaoncologicaelinfedema.blogspot.com bjs luciana

    ResponderExcluir